Saiba qual é o melhor navegador de Internet para usar em seus dispositivos; confira a lista completa com resultados de benchmark.
Os navegadores são softwares essenciais para acessarmos os mais variados conteúdos na Internet, seja para estudar, trabalhar ou até mesmo para usar serviços de streaming. No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser um desafio escolher o navegador ideal para utilizar no dia a dia.
Pensando nisso, resolvemos listar os principais navegadores, destacando suas características e as ferramentas que cada um possui. Além disso, também realizamos alguns testes de benchmark para avaliarmos como cada navegador desempenha. Dessa forma, buscamos te ajudar na escolha do navegador que atenda as suas necessidades.
Confira a seguir a lista dos melhores navegadores de Internet e em qual cenário são mais indicados. Ao final da página, você poderá conferir o resultado dos testes.
Google Chrome
O Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo. É uma ótima opção para quem usa os serviços da empresa, uma vez que o navegador possui sincronização com a conta Google.
O navegador pode ser facilmente utilizado em qualquer sistema operacional pois está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar todos os seus dados como, por exemplo, seus sites favoritos, senhas e configurações em todos os seus dispositivos.
Há uma grande quantidade de extensões para adição de diversas funcionalidades ao navegador, o que faz do Google Chrome uma ferramenta aprimorável de acordo com suas necessidades. Inclusive, é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências e, ainda, traduzir textos selecionados ou a página inteira.
Além disso, o Chrome possui o recurso “Memory Saver” que, quando ativado, congela automaticamente as guias inativas para liberar memória e, ao retornar para uma delas, reativa-as.
No entanto, o navegador não possui recursos para captura de tela ou de anotações; funcionalidades que podem ser encontradas nativamente em outros navegadores.
O Firefox é um software de código aberto desenvolvido pela Mozilla Foundation e está presente há anos no mercado.
Assim como o Google Chrome, o Firefox está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, histórico, senhas, extensões e configurações em todos os seus dispositivos.
Além disso, o Firefox prioriza a privacidade dos usuários; superando o Chrome nesse quesito. Possui bloqueador de cookies de rastreamento, bloqueio de reprodução automática, modo de leitura F9, ferramenta integrada para captura de tela botão direito do mouse, player picture-in-picture e botão Pocket para salvar uma página para ler posteriormente.
No entanto, o navegador não possui recurso para criação de usuários diferentes para o navegador ou de anotações.
O Vivaldi é um navegador que, assim como o Firefox, possui recursos nativos para proteger sua privacidade, bloqueando cookies de rastreamento.
A interface é completamente personalizável e com diversas funcionalidades que podem ser muito úteis no dia a dia. Dentre os recursos, o Vivaldi possui lista de leitura para salvar uma página para ler posteriormente, área para anotações rápidas, bloqueador de anúncios, tradutor integrado, gerenciador de e-mail e ferramenta para captura de tela.
Assim como os navegadores mencionados anteriormente, o Vivaldi está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, histórico de navegação, abas abertas, logins salvos e notas em todos os seus dispositivos.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o Vivaldi. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências.
Além disso, possui um editor de tema para que você possa criar o seu próprio tema ou usar um dos diversos temas disponíveis na galeria. No geral é um navegador leve que deve funcionar bem na maioria dos dispositivos.
O Edge é o navegador da Microsoft que foi lançado para substituir o clássico Internet Explorer.
Assim como os navegadores mencionados anteriormente, o Microsoft Edge está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, senhas e configurações em todos os seus dispositivos.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o Microsoft Edge. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências.
O Edge também coloca as guias inativas em “repouso” para liberar recursos do sistema, possui modo de eficiência para prolongar a bateria do seu dispositivo, recurso integrado para transferir arquivos, links e anotações entre dispositivos, 5 GB de VPN gratuita por mês, monitoramento de violação de senhas salvas, recurso para tradução de páginas, modo de leitura avançada F9, divisor de tela para multitarefa em sites, leitura em voz alta Ctrl + Shift + U, dentre outras ferramentas como, por exemplo, calculadora e dicionário integrados.
Além disso, o Edge possui proteção contra rastreamento e integração com Office 365 e Copilot (Inteligência artificial).
O Brave é um navegador que, assim como o Vivaldi, possui bloqueador de anúncios e rastreadores para melhorar a sua privacidade online.
O Brave está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, senhas e configurações em todos os seus dispositivos.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o Brave. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências.
O navegador possui recursos como o “Brave Talk” para realização de chamadas de vídeo gratuitas com até 4 pessoas e sem limite de duração, modo de leitura com síntese de voz, ferramenta de captura de tela, janela privada com rede Tor e a “Brave Wallet”, uma carteira de criptomoedas segura e compatível com vários blockchains.
Além disso, o Brave possui um sistema de recompensas que, quando ativado pelo usuário, recompensa-o com tokens sempre que anúncios privados do Brave forem exibidos. Esses anúncios, diferente das grandes empresas de tecnologia, não invadem a sua privacidade. Os tokens, Basic Attention Token (BAT), podem ser utilizados para fazer doações a sites ou criadores de conteúdo, acumular pontos de programas de milhagem, trocar por vales-presente, entre outras possibilidades.
No geral é um navegador leve que deve funcionar bem na maioria dos dispositivos.
O OperaGX é o navegador desenvolvido para atender ao público gamer.
O OperaGX está disponível para Windows, macOS, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus dados entre os seus dispositivos, com exceção do Linux.
O navegador chama atenção pelo design da interface, podendo ser personalizado em diversas cores. Possui opções de sons de digitação, na abertura de guias e ao clicar ou passar o mouse em determinados elementos da interface.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o OperaGX. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências. Para isso, basta ir na área de configurações, em “Gerenciar perfis do GX”.
Além disso, o navegador possui recursos como o “GX Control” que permite limitar o uso de processador, memória RAM e rede; bloqueador de anúncios e rastreadores, ferramenta de captura de tela, modo de leitura, integração na barra lateral do navegador com WhatsApp, Telegram, Messenger, VK, Instagram, TikTok, X (Antigo Twitter), Discord, Twitch e Aria (Inteligência artificial).
Um outro recurso interessante é o GX Corner que exibe notícias, calendário de lançamento de jogos e promoções. Em tese, seria possível acessar o recurso de qualquer navegador, uma vez que trata-se de um site (gxcorner.games) sendo carregado. No entanto, a empresa bloqueou o acesso para que apenas o OperaGX pudesse carregá-lo.
Apesar da ferramenta de limitação de hardware parecer uma ótima solução para economizar recursos do seu computador, dependendo da forma como for utilizada, seu navegador pode ficar tão lento de maneira que seja inviável usá-lo para navegar na Internet; uma vez que as guias hibernarão com mais frequência e, consequentemente, será necessário mais uso de CPU para reativá-las.
O DuckDuckGo é um navegador que, assim como o Vivaldi e o Brave, possui bloqueador de anúncios e rastreadores para melhorar a sua privacidade online.
O DuckDuckGo está disponível para Windows, macOS, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar favoritos e senhas entre os seus dispositivos, com exceção do Linux.
O foco do DuckDuckGo é a proteção da privacidade e, por esse motivo, não armazena o histórico da sua navegação e não rastreia os usuários como as empresas Google, Microsoft e Facebook (Meta), por exemplo. Além disso, o navegador possui recursos como o “Email Protection” que protege seus e-mails, interceptando e removendo os rastreadores ocultos de e-mails e, em smartphones, possui proteção contra o rastreamento por aplicações.
É importante ressaltar que o navegador DuckDuckGo possui uma estrutura enxuta, sendo assim, não possui suporte para instalação de complementos ou personalizações.
Realizamos alguns testes para avaliarmos os navegadores de uma maneira mais técnica. Os testes foram realizados em um computador com o processador AMD Ryzen 5 5600, placa de vídeo AMD Radeon RX 6600 (versão do driver: 31.0.23013.1023), 32 GB de RAM, monitor com resolução 1920x1080 (Full HD) e o Windows 10 22H2 como sistema operacional. Vale ressaltar que o resultado dos testes não garante que o mesmo será alcançado em seu computador, uma vez que o hardware também pode influenciar. Sabendo disso, use o comparativo abaixo apenas como base e não como um veredito final.
Os benchmarks utilizados foram: Basemark Web 3.0, JetStream, Motion Mark e Speedometer. São testes abrangentes que verificam o desempenho do navegador nas mais variadas situações.
Resultado dos testes
Resultado dos testes nos navegadores
Google Chrome
Basemark Web 3.0
1748.64
JetStream
280.692
Motion Mark
2129.90
Speedometer
16.7
Uso de memória
625,4 MB
Versão do navegador
123.0.6312.106
Mozilla Firefox
Basemark Web 3.0
1636.26
JetStream
192.749
Motion Mark
1099.87
Speedometer
19.3
Uso de memória
802,5 MB
Versão do navegador
124.0.2
Vivaldi
Basemark Web 3.0
1991.19
JetStream
275.342
Motion Mark
2135.88
Speedometer
19.3
Uso de memória
667,8 MB
Versão do navegador
6.6.3271.57
Microsoft Edge
Basemark Web 3.0
1696.8
JetStream
274.121
Motion Mark
1899.87
Speedometer
17.0
Uso de memória
680 MB
Versão do navegador
118.0.2088.76
Brave
Basemark Web 3.0
1722.52
JetStream
279.334
Motion Mark
1848.36
Speedometer
17.4
Uso de memória
705 MB
Versão do navegador
1.64.116
OperaGX
Basemark Web 3.0
1667.91
JetStream
279.544
Motion Mark
1819.11
Speedometer
16.0
Uso de memória
953 MB
Versão do navegador
107.0.5045.86
DuckDuckGo
Basemark Web 3.0
1787.65
JetStream
273.161
Motion Mark
2070.19
Speedometer
17.2
Uso de memória
1.221 MB
Versão do navegador
0.76.3
Somando os resultados de cada benchmark, conseguimos chegar na seguinte pontuação: (quanto maior, melhor)
Ranking dos navegadores conforme benchmark
Uso de memória RAM em cada navegador
Neste caso, o menor valor é desejável. Lembre-se que o uso de memória RAM não define, por si só, o quão bom é um navegador. Mesmo porque, de nada adianta um navegador usar menos memória RAM se, por exemplo, não consegue carregar as páginas corretamente. É importante avaliar o conjunto da obra.
Para verificação do consumo de memória RAM, carregamos 4 páginas: página inicial do nosso site, página inicial do Google, pesquisa no Google e, por fim, a página “Em alta” do YouTube.
Qual é o melhor navegador de Internet?
Apesar de ser possível testar, através dos benchmarks, o desempenho de cada navegador, não há como afirmar que determinado navegador é melhor que os demais. Diríamos que o melhor navegador é uma decisão pessoal, uma vez que depende de quais são as suas prioridades como usuário do software. Algumas pessoas priorizam desempenho, outras privacidade, quantidade de recursos, compatibilidade ou personalização. Às vezes, o ideal pode ser um equilíbrio do conjunto.
No geral, recomendamos a utilização do Mozilla Firefox para aqueles que buscam um equilíbrio entre recursos e privacidade. O uso do Chrome é recomendável para melhor integração com os serviços Google, enquanto o Edge é indicado para quem busca uma maior integração com os serviços da Microsoft. Já para um foco em privacidade, o Brave ou DuckDuckGo podem ser uma opção (lembrando que, nesse quesito, o Tor Browser é mais indicado); e o Vivaldi para maiores possibilidades de personalização e recursos nativos.
Ainda assim, o ideal é que você faça os testes para verificar qual navegador atende às suas necessidades. Caso queira reproduzir os mesmos testes que fizemos, acesse as ferramentas: Basemark Web 3.0 e Browser Benchmarks.
Esperamos ter ajudado com as informações, fique à vontade para deixar seu comentário na área abaixo.
Saiba qual é o melhor navegador de Internet para usar em seus dispositivos; confira a lista completa com resultados de benchmark.
Os navegadores são softwares essenciais para acessarmos os mais variados conteúdos na Internet, seja para estudar, trabalhar ou até mesmo para usar serviços de streaming. No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser um desafio escolher o navegador ideal para utilizar no dia a dia.
Pensando nisso, resolvemos listar os principais navegadores, destacando suas características e as ferramentas que cada um possui. Além disso, também realizamos alguns testes de benchmark para avaliarmos como cada navegador desempenha. Dessa forma, buscamos te ajudar na escolha do navegador que atenda as suas necessidades.
Confira a seguir a lista dos melhores navegadores de Internet e em qual cenário são mais indicados. Ao final da página, você poderá conferir o resultado dos testes.
Google Chrome
O Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo. É uma ótima opção para quem usa os serviços da empresa, uma vez que o navegador possui sincronização com a conta Google.
O navegador pode ser facilmente utilizado em qualquer sistema operacional pois está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar todos os seus dados como, por exemplo, seus sites favoritos, senhas e configurações em todos os seus dispositivos.
Há uma grande quantidade de extensões para adição de diversas funcionalidades ao navegador, o que faz do Google Chrome uma ferramenta aprimorável de acordo com suas necessidades. Inclusive, é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências e, ainda, traduzir textos selecionados ou a página inteira.
Além disso, o Chrome possui o recurso “Memory Saver” que, quando ativado, congela automaticamente as guias inativas para liberar memória e, ao retornar para uma delas, reativa-as.
No entanto, o navegador não possui recursos para captura de tela ou de anotações; funcionalidades que podem ser encontradas nativamente em outros navegadores.
Firefox
O Firefox é um software de código aberto desenvolvido pela Mozilla Foundation e está presente há anos no mercado.
Assim como o Google Chrome, o Firefox está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, histórico, senhas, extensões e configurações em todos os seus dispositivos.
Há uma grande quantidade de extensões para adição de funcionalidades ao navegador, o que faz do Firefox tão personalizável quanto o Chrome, inclusive com possibilidade de aplicação de diversos temas.
Além disso, o Firefox prioriza a privacidade dos usuários; superando o Chrome nesse quesito. Possui bloqueador de cookies de rastreamento, bloqueio de reprodução automática, modo de leitura F9, ferramenta integrada para captura de tela botão direito do mouse, player picture-in-picture e botão Pocket para salvar uma página para ler posteriormente.
No entanto, o navegador não possui recurso para criação de usuários diferentes para o navegador ou de anotações.
Vivaldi
O Vivaldi é um navegador que, assim como o Firefox, possui recursos nativos para proteger sua privacidade, bloqueando cookies de rastreamento.
A interface é completamente personalizável e com diversas funcionalidades que podem ser muito úteis no dia a dia. Dentre os recursos, o Vivaldi possui lista de leitura para salvar uma página para ler posteriormente, área para anotações rápidas, bloqueador de anúncios, tradutor integrado, gerenciador de e-mail e ferramenta para captura de tela.
Assim como os navegadores mencionados anteriormente, o Vivaldi está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, histórico de navegação, abas abertas, logins salvos e notas em todos os seus dispositivos.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o Vivaldi. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências.
Além disso, possui um editor de tema para que você possa criar o seu próprio tema ou usar um dos diversos temas disponíveis na galeria. No geral é um navegador leve que deve funcionar bem na maioria dos dispositivos.
Microsoft Edge
O Edge é o navegador da Microsoft que foi lançado para substituir o clássico Internet Explorer.
Assim como os navegadores mencionados anteriormente, o Microsoft Edge está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, senhas e configurações em todos os seus dispositivos.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o Microsoft Edge. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências.
O Edge também coloca as guias inativas em “repouso” para liberar recursos do sistema, possui modo de eficiência para prolongar a bateria do seu dispositivo, recurso integrado para transferir arquivos, links e anotações entre dispositivos, 5 GB de VPN gratuita por mês, monitoramento de violação de senhas salvas, recurso para tradução de páginas, modo de leitura avançada F9, divisor de tela para multitarefa em sites, leitura em voz alta Ctrl + Shift + U, dentre outras ferramentas como, por exemplo, calculadora e dicionário integrados.
Além disso, o Edge possui proteção contra rastreamento e integração com Office 365 e Copilot (Inteligência artificial).
Brave
O Brave é um navegador que, assim como o Vivaldi, possui bloqueador de anúncios e rastreadores para melhorar a sua privacidade online.
O Brave está disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus favoritos, senhas e configurações em todos os seus dispositivos.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o Brave. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências.
O navegador possui recursos como o “Brave Talk” para realização de chamadas de vídeo gratuitas com até 4 pessoas e sem limite de duração, modo de leitura com síntese de voz, ferramenta de captura de tela, janela privada com rede Tor e a “Brave Wallet”, uma carteira de criptomoedas segura e compatível com vários blockchains.
Além disso, o Brave possui um sistema de recompensas que, quando ativado pelo usuário, recompensa-o com tokens sempre que anúncios privados do Brave forem exibidos. Esses anúncios, diferente das grandes empresas de tecnologia, não invadem a sua privacidade. Os tokens, Basic Attention Token (BAT), podem ser utilizados para fazer doações a sites ou criadores de conteúdo, acumular pontos de programas de milhagem, trocar por vales-presente, entre outras possibilidades.
No geral é um navegador leve que deve funcionar bem na maioria dos dispositivos.
OperaGX
O OperaGX é o navegador desenvolvido para atender ao público gamer.
O OperaGX está disponível para Windows, macOS, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar seus dados entre os seus dispositivos, com exceção do Linux.
O navegador chama atenção pelo design da interface, podendo ser personalizado em diversas cores. Possui opções de sons de digitação, na abertura de guias e ao clicar ou passar o mouse em determinados elementos da interface.
Por ser baseado no Chromium, a mesma base do navegador Google Chrome, todas as extensões disponíveis para o Chrome são compatíveis com o OperaGX. Inclusive, também é possível criar usuários diferentes para o navegador, cada um com suas próprias preferências. Para isso, basta ir na área de configurações, em “Gerenciar perfis do GX”.
Além disso, o navegador possui recursos como o “GX Control” que permite limitar o uso de processador, memória RAM e rede; bloqueador de anúncios e rastreadores, ferramenta de captura de tela, modo de leitura, integração na barra lateral do navegador com WhatsApp, Telegram, Messenger, VK, Instagram, TikTok, X (Antigo Twitter), Discord, Twitch e Aria (Inteligência artificial).
Um outro recurso interessante é o GX Corner que exibe notícias, calendário de lançamento de jogos e promoções. Em tese, seria possível acessar o recurso de qualquer navegador, uma vez que trata-se de um site (gxcorner.games) sendo carregado. No entanto, a empresa bloqueou o acesso para que apenas o OperaGX pudesse carregá-lo.
Apesar da ferramenta de limitação de hardware parecer uma ótima solução para economizar recursos do seu computador, dependendo da forma como for utilizada, seu navegador pode ficar tão lento de maneira que seja inviável usá-lo para navegar na Internet; uma vez que as guias hibernarão com mais frequência e, consequentemente, será necessário mais uso de CPU para reativá-las.
DuckDuckGo
O DuckDuckGo é um navegador que, assim como o Vivaldi e o Brave, possui bloqueador de anúncios e rastreadores para melhorar a sua privacidade online.
O DuckDuckGo está disponível para Windows, macOS, Android e iOS. Dessa forma, é possível sincronizar favoritos e senhas entre os seus dispositivos, com exceção do Linux.
O foco do DuckDuckGo é a proteção da privacidade e, por esse motivo, não armazena o histórico da sua navegação e não rastreia os usuários como as empresas Google, Microsoft e Facebook (Meta), por exemplo. Além disso, o navegador possui recursos como o “Email Protection” que protege seus e-mails, interceptando e removendo os rastreadores ocultos de e-mails e, em smartphones, possui proteção contra o rastreamento por aplicações.
É importante ressaltar que o navegador DuckDuckGo possui uma estrutura enxuta, sendo assim, não possui suporte para instalação de complementos ou personalizações.
Benchmarks realizados nos navegadores
Realizamos alguns testes para avaliarmos os navegadores de uma maneira mais técnica. Os testes foram realizados em um computador com o processador AMD Ryzen 5 5600, placa de vídeo AMD Radeon RX 6600 (versão do driver: 31.0.23013.1023), 32 GB de RAM, monitor com resolução 1920x1080 (Full HD) e o Windows 10 22H2 como sistema operacional. Vale ressaltar que o resultado dos testes não garante que o mesmo será alcançado em seu computador, uma vez que o hardware também pode influenciar. Sabendo disso, use o comparativo abaixo apenas como base e não como um veredito final.
Os benchmarks utilizados foram: Basemark Web 3.0, JetStream, Motion Mark e Speedometer. São testes abrangentes que verificam o desempenho do navegador nas mais variadas situações.
Resultado dos testes
Resultado dos testes nos navegadores
Google Chrome
Mozilla Firefox
Vivaldi
Microsoft Edge
Brave
OperaGX
DuckDuckGo
Somando os resultados de cada benchmark, conseguimos chegar na seguinte pontuação: (quanto maior, melhor)
Ranking dos navegadores conforme benchmark
Uso de memória RAM em cada navegador
Neste caso, o menor valor é desejável. Lembre-se que o uso de memória RAM não define, por si só, o quão bom é um navegador. Mesmo porque, de nada adianta um navegador usar menos memória RAM se, por exemplo, não consegue carregar as páginas corretamente. É importante avaliar o conjunto da obra.
Para verificação do consumo de memória RAM, carregamos 4 páginas: página inicial do nosso site, página inicial do Google, pesquisa no Google e, por fim, a página “Em alta” do YouTube.
Qual é o melhor navegador de Internet?
Apesar de ser possível testar, através dos benchmarks, o desempenho de cada navegador, não há como afirmar que determinado navegador é melhor que os demais. Diríamos que o melhor navegador é uma decisão pessoal, uma vez que depende de quais são as suas prioridades como usuário do software. Algumas pessoas priorizam desempenho, outras privacidade, quantidade de recursos, compatibilidade ou personalização. Às vezes, o ideal pode ser um equilíbrio do conjunto.
No geral, recomendamos a utilização do Mozilla Firefox para aqueles que buscam um equilíbrio entre recursos e privacidade. O uso do Chrome é recomendável para melhor integração com os serviços Google, enquanto o Edge é indicado para quem busca uma maior integração com os serviços da Microsoft. Já para um foco em privacidade, o Brave ou DuckDuckGo podem ser uma opção (lembrando que, nesse quesito, o Tor Browser é mais indicado); e o Vivaldi para maiores possibilidades de personalização e recursos nativos.
Ainda assim, o ideal é que você faça os testes para verificar qual navegador atende às suas necessidades. Caso queira reproduzir os mesmos testes que fizemos, acesse as ferramentas: Basemark Web 3.0 e Browser Benchmarks.
Esperamos ter ajudado com as informações, fique à vontade para deixar seu comentário na área abaixo.